Fundação Energia e Saneamento

Fundação Energia e Saneamento

Você está aqui: Pagina inicial / Acervo / Patrimônio Arquitetônico

Acervo

Veja também

  • Cadastre-se
  • Consulta online
  • Núcleo de documentação e pesquisa
  • Produtos e serviços

Patrimônio Arquitetônico

Acervo

O Patrimônio Arquitetônico da Fundação Energia e Saneamento é composto por bens culturais doados pela Companhia de Geração de Energia Elétrica Tietê (Usina do Corumbataí), pela Companhia Energética de São Paulo - Cesp (Usinas de São Valentim e do Jacaré), pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia - Emae (Usina de Salesópolis) e pela Bandeirante Energia S.A. (edifícios dos Museus de Itu e Jundiaí). Integra ainda este conjunto o edifício sede da Fundação, o casarão Santos Dumont, cedido em comodato pela Secretaria de Estado da Cultura.

Estes imóveis documentam as ações pioneiras de implantação da indústria de energia no Estado de São Paulo, bem como da urbanização dos sítios em que estão inseridos. As quatro usinas, testemunhas da história da geração hidrelétrica, estão localizadas em sítios de particular importância ambiental:


Museu da Energia de Itu Museu da Energia de Jundiaí Museu da Energia de São Paulo Museu da Energia Usina-Parque de Salesópolis Museu da Energia Usina-Parque de São Valentim Museu da Energia Usina-Parque do Corumbataí Museu da Energia Usina-Parque do Jacaré
  • Veja algumas imagens:

  • Museu da Energia Usina-Parque do Corumbataí.Museu da Energia de Itu.Museu da Energia Usina-Parque do Jacaré.Museu da Energia de Jundiaí.Museu da Energia Usina-Parque de São Valentim.Museu da Energia Usina-Parque de Salesópolis.Museu da Energia de São Paulo.
voltar para o topo