Fundação Energia e Saneamento

Fundação Energia e Saneamento

Você está aqui: Pagina inicial /

Notícias

Veja também

  • Cadastre-se
  • Programação
  • Rede de museus
02/12/2010

Inaugurada a exposição A cidade esconde o rio: a história da várzea do Tamanduateí

Inaugurada a exposição A cidade esconde o rio: a história da várzea do Tamanduateí

Foi inaugurada, no dia 19 de novembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, a exposição itinerante sobre o bairro do Cambuci e a baixada do Glicério, regiões localizadas em áreas de várzea do Rio Tamanduateí.

A exposição foi o resultado de um projeto iniciado no começo de 2010, no qual os alunos do 8° ano B da mesma escola pesquisaram a história da região. O projeto contou com várias etapas como estudo de observação, quando os alunos percorreram as ruas para observar, entre outras coisas, as edificações, o comércio, os trabalhadores e questões relacionadas ao meio ambiente, e visitas à exposição Memória do Gás, da Comgás, ao Museu da Energia de São Paulo e ao Núcleo de Documentação e Pesquisa, ambos da Fundação Energia e Saneamento. Os alunos tiveram a oportunidade de realizar pesquisas em arquivos e bibliotecas e de conversar com a museóloga, com historiadores e educadores da Fundação.

A parceria entre a Fundação Energia e Saneamento e a Diretoria Regional de Educação - Ipiranga possibilitou a realização do projeto. O trabalho, coordenado pela equipe do Núcleo de Documentação e Pesquisa, foi desenvolvido na EMEF Duque de Caxias pelo professor de geografia, Paulo Roberto Magalhães.

A exposição ficará na escola até o dia 14 de dezembro e em seguida será exposta no Núcleo de Documentação e Pesquisa, localizado na Rua do Lavapés, n° 463, Cambuci. Em 2011 deverá percorrer as escolas da região Sé e da Liberdade. 

                 voltar
voltar para o topo