Fundação Energia e Saneamento

Fundação Energia e Saneamento

Você está aqui: Pagina inicial /

Notícias

Veja também

  • Cadastre-se
  • Programação
  • Rede de museus
02/12/2010

Café com Energia comemora 115 anos da Usina do Corumbataí

Café com Energia comemora 115 anos da Usina do Corumbataí

Em celebração aos 115 anos da Usina do Corumbataí, a Fundação Energia e Saneamento e o Museu da Energia Usina-Parque do Corumbataí promoveram, no dia 18 de novembro, o encontro entre ex-funcionários e pessoas ligadas à usina.

Nesse momento voltado para compartilhar e recuperar memórias, os convidados se reuniram e escolheram experiências pessoais e fatos ligados à usina para partilharem com o grupo. Um marco histórico levantado por muitos foi a inundação, em 1970, que destruiu a barragem da hidrelétrica, provocando sua desativação. No Café, foi montada uma pequena exposição com fotos pessoais dos participantes para relembrar momentos importantes vividos por eles no local.

A Usina do Corumbataí foi uma das primeiras iniciativas de implantação da energia elétrica no Estado de São Paulo. Tombada pelo Condephaat em 1985, é considerada patrimônio histórico, não só do setor energético, mas do Estado de São Paulo. Em 2008 a central hidrelétrica foi reativada e voltou a gerar energia comercialmente.

                 voltar
voltar para o topo