Fundação Energia e Saneamento

Fundação Energia e Saneamento

Você está aqui: Pagina inicial / Rede Museu da Energia

Rede Museu da Energia

Rede Museu da Energia

A Fundação Energia e Saneamento mantém a rede Museu da Energia com unidades situadas em imóveis históricos que abrigam exposições e coleções de diversas categorias de objetos que possibilitam a reflexão sobre a história do cotidiano a partir das alterações no modo de vida promovidas pelo uso da eletricidade.

A Rede Museu da Energia nasceu para dar acesso ao acervo material e imaterial do setor energético, e busca valorizar esse patrimônio, promover a cidadania, a educação e a valorização do patrimônio cultural junto à sociedade.

Fazem parte da Rede os Museus da Energia situados em edificações urbanas e situados nas cidades de Itu, Jundiaí e São Paulo; além de quatro pequenas centrais hidrelétricas, as Usinas-Parque que geram energia elétrica, localizadas em Rio Claro, Salesópolis, Santa Rita do Passa Quatro e Brotas.

Esses espaços articulam atividades culturais, educativas e de ecoturismo em projetos que aliam ação educativa, educação ambiental e científico-tecnológica.

Conheça um pouco de cada Museu da Energia:

  • Museu da Energia de São Paulo Museu da Energia de Jundiaí Museu da Energia de Itu
  • Museu da Energia Usina-Parque do Corumbataí Museu da Energia Usina-Parque de Salesópolis Museu da Energia Usina-Parque de São Valentim
  • Museu da Energia Usina-Parque do Jacaré
voltar para o topo